terça-feira, 17 de setembro de 2013

Porque beber água?

Todo mundo já cansou de ouvir que precisamos beber água e vários copos por dia. O problema é que as pessoas “esquecem” ou pior, não gostam de água. Muita gente diz que mata a sede tomando um copo de refrigerante, pode até ser que na hora a sede passe, mas depois de 15 minutos estará de volta, e aí a pessoa ingere mais refrigerante.

O problema é que as pessoas não são acostumadas a ingerir água, e por isso acabam não ingerindo o líquido necessário para sua sobrevivência. A seguir alguns dos benefícios da ingestão de água:

Ajuda na perda de peso: a água não tem calorias, nem açúcar, nem gorduras, nem carboidratos. Beber água ao invés de refrigerantes ou sucos de pacotinho emagrece, além do mais muitas das vezes que achamos que estamos com fome estamos na verdade com sede, por isso ingerir água quando estiver com fome ajuda a emagrecer comendo menos;

Coração saudável: um estudo mostrou que as pessoas que consumiam pelo menos 5 copos de água por dia tem 41% a menos de chance de desenvolver problemas cardíacos do que os que consomem menos de 2 copos;

Energia: beber água evita a desidratação, que causa cansaço físico, fadiga, tontura, fraqueza muscular entre outros sintomas, se o corpo está com sede é porque já está desidratado.

Dor de cabeça: um dos sintomas de um corpo desidratado é a dor de cabeça, existem N motivos para ter dor de cabeça, mas um dos mais comuns é a falta de água;

Pele saudável: pessoas que ingerem água em quantidades adequadas todos os dias tem pele e cabelos mais bonitos e saudáveis, a pele é mais brilhosa e tem aparência de saudável;

Problemas digestivos: para que nosso sistema digestivo funcione corretamente é preciso que se tome água, muitas vezes apenas a mudança de hábito de começar a beber água suficiente regula intestino preso.

Limpeza: a água ajuda a eliminar as toxinas e resíduos do corpo;

Combate o câncer: estudos comprovam que quem bebe água tem 50% menos chance de ter câncer de bexiga, 45% menos chance de desenvolver câncer de cólon, assim como de mama;

Melhora o desempenho: de qualquer pessoa que pratique exercícios físicos. A prática de exercício exige que o corpo tenha mais água disponível, e se tiver o corpo responde melhorando a desempenho do atleta.

Quantidade adequada?
A recomendação de 8 copos por dia não é mais considerada certa pelos especialistas, segundo eles é preciso levar em conta o peso da pessoa, se ela está doente, saudável ou praticando atividades físicas, entre outros fatores.

O importante é ingerir água várias vezes por dia, não tudo de uma vez só. Um copo ao acordar, um copo antes ou após cada refeição (esperar 1hora antes e após), durante e após atividade física, e durante o dia todo, não esperando ficar com sede, pois aí seu corpo já está desidratado, principalmente no verão, o importante é criar uma rotina, aqui vão algumas dicas para conseguir que o ato de tomar água se torne um hábito.

- Coloque um copo ou uma garrafa de água na sua mesa de trabalho: quando olhar para a
garrada ou o copo lembre-se de tomar alguns goles, e quando tiverem vazios lembre-se de
enchê-los, isso ajuda em muito a tomar água durante o dia;

- Crie um lembrete no celular ou no computador: para que de hora em hora (pelo menos) você lembre-se de tomar 100 ou 200ml de água, isso ajuda aos mais distraídos;

- Troque sempre que puder os refrigerantes ou bebida alcóolica por água: tente pelo menos tomar metade desses líquidos que ingere normalmente e a outra metade substitua por água;

- Invista em um filtro: normalmente fica mais barato a longo prazo do que continuar comprando garrafinhas de água mineral, comprar grandes quantidades de água (como garrafões de 20 litros) é também mais barato do que garrafinhas menores;

Sucos naturais e água de coco são excelentes substitutos de refrigerantes e sucos de pacotinho (que nada mais são do que açúcar com corante). Mas não deixe de ingerir água, ela é excelente, deliciosa (há quem diga que não tem sabor), só faz bem, te deixa hidratado, regula seu organismo e temperatura e mantém as doenças longes.

Fonte: Guia Definitivo de Alimentação Saudável

domingo, 15 de setembro de 2013

Wallpaper da Academia Atrium

A Academia Atrium separou para você 3 wallpapers de alta resolução para enfeitar seu smartphone ou PC. No smartphone, click na imagem e na nova tela pressione e escolha a opção desejada. No PC é só clicar no botão direito do mouse e escolher "salvar imagem". 
Enjoy!





quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bicicleta Ergométrica: Use e abuse!

“Pedalar é um exercício aeróbico muito eficiente para quem quer perder peso e melhorar o condicionamento físico”. E o melhor: além de emagrecer, você vai dar uma bela modelada nas pernas e no bumbum, já que o trabalho muscular nessa região é intenso.


Acerte a carga para intensificar o trabalho muscular
Todos sabemos que o peso é um dos recursos para intensificar o trabalho muscular. Quanto mais pesada estiver a bicicleta ergométrica, maior o estímulo nos músculos das pernas e do bumbum. As cargas variam muito de acordo com o equipamento, mas geralmente são medidas em uma escala que vai de 1 a 10. Caso sua bicicleta tenha outra escala, você pode utilizar a percepção de esforço (abaixo) ou fazer uma continha: veja qual é o peso máximo da bike, divida por três e encontre as três faixas de carga para o treinamento.
Carga baixa: de 1 a 3. Você praticamente não percebe o trabalho muscular.
Carga intermediária: de 4 a 6. Você sente o trabalho muscular.
Carga alta: de 7 a 10. O trabalho muscular é muito intenso.

Entre no ritmo para emagrecer com a bike
Saiba que o que vai determinar a intensidade das pedaladas é a sua freqüência cardíaca. É importante monitorá-la e mantê-la dentro da faixa indicada no treino na bike. Para isso, o primeiro passo é calcular a freqüência cardíaca máxima (FCM), subtraindo a sua idade de 220. Se tem 20 anos, FCM: 220 – 20 = 200. Para pedalar entre 65% e 70% da FCM, faça o cálculo: se a sua FCM for 200, a conta é 200 x 0.65 (130) e 200 x 0.7 (140). Bem, isso significa que você terá que manter o batimento cardíaco entre 130 e 140 vezes por minuto. Se tiver freqüencímetro, melhor (os modelos mais baratos custam, em média, 150 reais). O aparelho mede com precisão seus batimentos cardíacos e avisa quando você sai da faixa indicada. Caso não tenha, utilize a tabela de percepção de esforço abaixo.

65% da FCM – Fácil. Não modifica a respiração, não cansa as pernas, é um passeio de bicicleta.
70% da FCM – Moderado. Respiração ainda normal, pernas começam a sentir a resistência do pedal, saindo da zona de conforto.
75% da FCM – Moderado alto. Respiração quase ofegante, pernas sentem a resistência do pedal, levemente desconfortável.
80% da FCM – Forte. Respiração ofegante (mas consegue suportar), pernas levemente cansadas, desconfortável.
85% da FCM – Muito forte. Respiração bem ofegante, pernas cansadas, sensação de que não dá para agüentar muito tempo.
90% da FCM – Extenuante. Respiração extremamente ofegante, pernas muito cansadas, sensação de querer parar o mais rápido possível.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Alongamento para musculação.

Muitas vezes, durante a musculação, as pessoas não estão fazendo o movimento errado, mas, a flexibilidade ruim, por causa da falta de alongamento, atrapalha a execução da atividade. Por isso, se você quer relaxar e fazer seu treino render mais, seguem algumas dicas para executar o alongar corretamente.

1- Alongue antes da musculação ou do treino aeróbico
O alongamento antes da musculação ou dos exercícios aeróbicos é recomendado como forma de preparar o corpo para movimentos mais amplos e também funciona como aquecimento. 

2- Comece a alongar antes de dormir
Um dos melhores momentos para fazer alongamento é minutos antes da hora de dormir. Os movimentos devem ser executados de forma passiva e tranquila. A execução dos movimentos para alongar é uma forma eficaz de repousar com o corpo mais relaxado e de ter um sono de maior qualidade.

3- Invista na aula de alongamento
Há tempos o alongamento é considerado uma modalidade e ganhou status de aula na academia. A aula usa exercícios que envolvem a mobilidade das articulações, aumentando a flexibilidade. Ela pode durar entre 30 minutos e uma hora.

4- Respire direito e cuidado com a coluna enquanto alonga
A respiração é um fator importante para oxigenação do corpo enquanto você executa os movimentos. O ideal é expirar durante o movimento de alongamento, pois isso ajuda a relaxar.

5- Comece pelos músculos primários!
Existe uma ordem que deve ser respeitada para atingir melhores resultados. Sempre comece pelos músculos primários (eles não têm esse nome à toa!), pois eles são os que participam mais intensamente da execução dos movimentos. Eles compreendem toda a musculatura superior das costas, peitoral, posterior das coxas e glúteos. Em seguida, movimente os músculos secundários, aqueles que auxiliam na movimentação, como bíceps e os músculos que envolvem os dedos e as mãos.

6- Não trabalhe a flexibilidade sem auxílio profissional
O primeiro erro de quem vai alongar é trabalhar a sua flexibilidade sem nem um tipo de avaliação profissional. Além disso, o acompanhamento de um profissional para ensinar e auxiliar a execução dos exercícios é primordial.


Fonte: Minha Vida

domingo, 8 de setembro de 2013

O Poder dos Sucos!

Os sucos naturais trazem diversos benefícios à saúde e inúmeras vantagens para quem quer emagrecer. Com a proximidade do verão e das altas temperaturas, esta bebida se torna a melhor e mais refrescante opção antes, durante e após qualquer refeição! O segredo é fazer a escolha certa e apostar nas misturas mais eficientes.
O primeiro passo é aceitar que os frutos nem sempre precisam ter as frutas como ingredientes principais. Hortaliças e legumes podem fazer o maior sucesso na sua mesa. Couve, hortelã, rúcula, agrião, cenoura e beterraba podem estar na lista dos alimentos que, batidos, complementam as refeições de um jeito muito gostoso.
Vale lembrar que sucos naturais e sucos feitos em casa não são exatamente a mesma coisa. Ou seja, os sucos preparados por você, utilizando ingredientes frescos, são muito mais nutritivos do que os sucos comprados considerados “naturais”. Eles até trazem benefícios à saúde e são escolhas melhores do que os refrigerantes, porém, contêm aditivos e conservantes.
Para quem está lutando contra a balança, alguns alimentos são mais indicados, como o aipo e a cenoura. O suco de maçã, por exemplo, é o único que pode ser misturado a qualquer hortaliça. Os sucos de espinafre, alface e brotos, que não são tão saborosos assim, possuem grande quantidade de nutrientes e, por isso, devem ser incluídos em qualquer dieta.
Contudo, para conseguir tirar dos sucos todas as suas vantagens, existem alguns segredinhos. Eles devem ser consumidos tão logo fiquem prontos, para que não se perca o valor nutricional de seus ingredientes. Se misturar frutas e hortaliças, a melhor alternativa é não coar. Mastigue-as sempre. Só assim você conseguirá se beneficiar de seus poderes.

Promoção Especial!

Aula Experimental GRÁTIS!
É isso mesmo!
Venha fazer uma aula grátis e experimentar toda estrutura da Academia Atrium!
Aqui você pode tudo- Dias e horários LIVRES!


Emagreça com saúde!

Se você deseja emagrecer, não sabe por onde começar e pretende partir para o "tudo ou nada", espere um pouco e reflita. Será que vale a pena arriscar a sua saúde para ficar magro rapidamente? Pense bem, será que não é hora de adotar uma alimentação saudável?
O nosso corpo, quando entra em uma alta restrição alimentar, não entende o que está acontecendo.
Imagine-se no deserto, onde há pouca comida, pouca água. O que acontecerá quando encontrar alimento e bebida? Você sentirá vontade de devorar o mundo e comer tudo que vê pela frente, não é verdade? Nada mais natural, já que o nosso organismo entende que devemos nos preparar para a próxima restrição, armazenando uma parte do que ingerimos, o que dificulta o emagrecimento. Ele não sabe distinguir se a deficiência energética é porque desejamos ter um corpo mais bonito ou se esperamos ficar mais saudáveis.
O que isso significa? Que altas restrições alimentares não são boas para você, definitivamente não é alimentação saudável e não irá ajudá-lo a eliminar peso com saúde e muito menos o ajudará no período de manutenção. Para perder peso e escapar do efeito sanfona, você deve fazer uma reeducação alimentar.
Comer pouco, de 3 em 3 horas. Nada de refrigerantes, doces, salgados, embutidos! Coma muita fruta, cereais, e beba bastante líquido.
Aguardem nossas próximas dicas!

Fonte: Cyberdiet