quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Como turbinar o treino na academia.

Alvaro Junior, coordenador técnico e professor da Runner Paulista, defende que a melhor forma de deixar um treino mais eficaz é prestar atenção à qualidade e à quantidade de repetições dos exercícios.

Se o objetivo é emagrecer
Esse é o principal desejo da maioria dos frequentadores de uma academia. Essa árdua missão pode ser beneficiada se algumas dicas forem seguidas da maneira correta.
“Uma das principais é treinar de segunda a sexta e focar nos exercícios aeróbicos, com corrida na esteira e bicicleta. Aulas também ajudam muito e funcionam como catalizador da queima de gordura, como spinning, pilates, natação e lutas variadas”, comenta Alvaro.
O professor de educação física da Bio Ritmo, Bruno Mantovani, também indica outro fator importante:
“Manter o sono regulado e saudável, de sete a oito horas diárias, é o ideal para acordar predisposto e conseguir realizar o treino da maneira mais produtiva possível”. 
“A musculação deve, sim, ser praticada por quem deseja emagrecer, mas não pode ser a prioridade. Ao chegar à academia, o primeiro exercício deve ser o aeróbico, como corrida e natação. Depois disso dá para fazer um treino intenso de musculação de meia hora para potencializar os resultados”.
E para quem pensa que as bebidas energéticas dão um gás e turbinam o treino sem engordar, o coordenador da Runner avisa: a maioria delas é rica em contém sódio, substância que retém líquidos, o que pode resultar em aumento de peso.

Se a meta é aumento muscular
Para quem tem o foco na hipertrofia dos músculos, a situação inverte. Nesse caso, o treino de musculação deve ser priorizado logo na chegada à academia.
“Não necessariamente com grandes repetições de cada exercício, mas com uma carga mais pesada para trabalhar os músculos”, diz Alvaro.
Para quem tem esse perfil, não adianta colocar peso acima do que pode suportar. Assim, explica o treinador, não é possível potencializar o exercício e a pessoa pode até acabar se lesionando.
“Além do café da manhã, almoço e jantar, antes do treino, é importante reforçar a energia com alimentos leves para dar um gás na musculação”, diz Mantovani.
“E depois do treino e de gastar tanta energia, a pessoa tem que se hidratar, para assim ter um condutor em seu organismo para catalisar a queima de gordura”, complementa o coordenador da Runner.

Para quem busca definição
Pode não parecer, mas esta última etapa do treinamento é a mais longa e difícil de todas. Quem já atingiu um nível de massa corporal satisfatória e busca a definição dos músculos deve ter atenção dobrada para manter os ganhos.
“Essa parte costuma ser a mais difícil porque é preciso uma rotina muito regrada de treinos intensos para conseguir definir todos os tipos de agrupamentos de músculos”, diz Alvaro.
Os dois professores indicam o uso orientado de suplementos alimentares para turbinar o treino e facilitar a definição de quem já está em dia com a academia.
“Produtos como shakes de proteínas e catalizadores com substâncias proteicas, aminoácidos e nutrientes ajudam na definição da massa, além de produtos naturais com base de guaraná que dão aquele gás e causam um aumento de energia”, diz Alvaro.

O consenso geral é de que, independente dos objetivos, é fundamental procurar a orientação de um especialista que pode ajudar a potencializar ao máximo toda a energia e a vontade de conseguir um corpo mais saudável e bonito para o verão e para todas as estações do ano.

Nutricionista orienta sobre alimentos que ajudam na qualidade do sono.

Os alimentos que são ingeridos durante o dia podem influenciar a qualidade do sono, segundo a nutricionista de São Carlos (SP) Valéria Cristina Schneider. O triptofano, um aminoácido presente no arroz, feijão, amendoim e leite de soja, contêm um aminoácido que aumenta a produção dos neurotransmissores serotonina e melatonina que podem ajudar o sono.“Guloseimas, doces e uma quantidade maior de açúcar têm uma liberação muito alta de glicose e, com isso, uma liberação maior de insulina. O pico glicêmico pode vir a cair rapidamente durante a noite e isso pode deixar a pessoa mais agitada e ela não vai conseguir ter um sono tranquilo”, explicou Valéria.

Segundo a nutricionista, outros alimentos também podem causar insônia, como as carnes, que são de digestão lenta, refrigerantes, hortelã e carboidratos simples, como pão, batata e bolachas que, quando consumidos em excesso, inicialmente, podem levar a sonolência, mas a liberação de insulina para metabolizar essa glicose pode atrapalhar o sono.

Médicos belgas dizem ter descoberto novo ligamento no joelho.

Dois médicos belgas afirmam ter confirmado a existência de um novo ligamento no joelho, chamado ligamento anterolateral (ALL, na sigla em inglês). Em um artigo na revista especializada "Journal of Anatomy", Steven Claes e Johan Bellemans, do Hospital da Universidade de Leuven, sugerem que esse ligamento pode ter papel importante na recuperação de uma das lesões mais comuns no joelho ligada à prática esportiva: o rompimento do ligamento cruzado anterior.

Os médicos afirmam que, apesar de já existirem algumas pistas sobre a existência dessa estrutura, é a primeira vez que suas características e finalidade foram estabelecidas claramente. A sugestão da existência desse ligamento em particular foi divulgada pela primeira vez pelo cirurgião francês Paul Segond, em 1879, mas por muitos anos a estrutura não foi investigada mais a fundo.

Amanhã é feriado.


Devido o feriado de 15/11/13 - Proclamação da Republica, não funcionaremos amanhã. 
Sábado - horário normal: 08:00 (12:00 - 14:00 - intervalo) às 18hs.

A Direção

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Personal trainer ensina seis exercícios para deixar suas pernas torneadas

O personal trainer Jefferson Nobre, da Academia Platinum Fitness, preparou combinações de exercícios que podem ajudar a deixar suas pernas definidas.
Neste post, você pode conferir três combinações com foco no quadríceps (parte da frente da coxa). Nesta quinta-feira, o Barra de Cereal, traz outras três séries para deixar o posterior (parte de trás da coxa) definido.

Recomendações
- Iniciantes podem fazer três séries de dez repetições
- Praticantes podem fazer quatro séries de 12 repetições
- Importante: os pesos e as repetições devem respeitar a condição física do aluno.

Veja a série com a aluna Caroline Figueiredo Fagundes, 28 anos.

1ª COMBINAÇÃO
a) Agachamento com peso livre
Com os pés alinhados ao quadril e com a barra nos ombros, flexione os joelhos como se fosse sentar em uma cadeira imaginária e volte à posição inicial.

b) Exercício de caneleira
Coloque as caneleiras. Encostada em uma parede ou em outra superfície, erga a perna, deixando a coxa alinhada ao quadril e volte à posição inicial. Ao final da série, repita o mesmo exercício com a outra perna.

2ª COMBINAÇÃO
a) Extensão de perna (chuta-chuta)
Coloque as caneleiras. Sentada em banco alto (neste caso, o personal trainer colocou dois steps em cima de um banco), erga as duas pernas até estender os joelhos e volte à posição inicial.

b) Agachamento com isometria em step declinado
Com os pés apoiados no declínio do step, deixe os braços estendidos, agache como se fosse sentar em uma cadeira imaginária e volte à posição inicial. Permaneça nesta posição por 30 segundos.

3ª COMBINAÇÃO
a) Leg Press
Sentada, destrave o aparelho, desça movendo só as pernas, sem levantar do aparelho, e volte à posição inicial.

b) Agachamento na bola
Encostada na bola e com anilhas nas duas mãos, agache como se fosse sentar em uma cadeira imaginária e volte à posição inicial.


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

5 dicas de musculação

Malhar se tornou um vício, uma verdadeira paixão, para a maioria dos brasileiros. Até mesmo aqueles que sempre criticaram a prática, acabaram se rendendo aos seus benefícios. Contudo, muitas pessoas reclamam que os resultados demoram a aparecer, que o corpo fica muito dolorido, que a meta nunca é alcançada de maneira satisfatória, dentre outras ressalvas. Será que o problema está nos exercícios ou na maneira como você os está praticando?

Preparamos 5 dicas que vão fazer a sua musculação dar certo!

1 – Alongue-se
Por mais que pareça balela, quando você alonga os músculos antes de trabalhá-los, os resultados são mais satisfatórios. Sem contar que o alongamento prepara a sua respiração para que você aguente os exercícios por mais tempo.

2 – Diversifique os exercícios
A maioria das pessoas, principalmente as mulheres, reclama da mesmice da musculação. Porém, quando você faz séries variadas junto ao professor e diversifica os exercícios e os músculos trabalhados, a malhação não cai na rotina e um dia acaba sendo diferente do outro.

3 – Descanse o seu corpo
Cada pessoa tem um ritmo de vida e isso deve ser respeitado. Quando o seu corpo pedir um tempo, ou um dia de descanso total, respeite este momento. Forçar o organismo e estressar os seus músculos pode fazer com que você desista mais rapidamente da musculação.

4 – Não tenha medo de pegar peso
Para quem quer definir o corpo, o peso é fundamental. Por isso, a importância do acompanhamento profissional. Pelo menos, de dois em dois meses, converse com o seu professor e peça para ele testar novos pesos com você, em cada um dos aparelhos que fazem parte de sua série.

5 – Converse sem se esquecer dos exercícios
Interagir com outras pessoas da academia deve fazer parte de sua rotina de exercícios. Não tem problema se isso vai te atrasar em 5 ou 10 minutinhos. O importante é você transformar a musculação em um momento de lazer.